Será que ter amigos na empresa importa? Para responder a esta questão incluímos em 2022 uma nova variável na pesquisa FEEX FIA Employee Experience, que atribui o prêmio anual dos Lugares Incríveis para Trabalhar no Brasil. O objetivo era saber se as pessoas tinham alguém de confiança,  um amigo ou amiga na organização com quem pudesse conversar sem barreiras. Foi perguntado:  “você tem alguém na empresa em quem confia para falar de qualquer assunto”.

Consultando as mais de 187 mil respostas recebidas de quase 300 empresas, observamos que 85% das pessoas tinham relações com pelo menos uma pessoa com quem podiam falar sobre  assuntos pessoais e sensíveis. Uma feliz constatação. Quando se criam relações confiáveis na organização é também maior a probabilidade do colaborador confiar mais na empresa e na liderança.

Os dados são interessantes também quando relacionamos os resultados desta pergunta com o perfil dos respondentes da pesquisa:

  • Há uma relação positiva entre o nível educacional e as amizades: quanto maior a escolaridade do funcionário, maior a chance de ele  ter um colega-amigo na empresa;.
  • A mesma coisa acontece com o tempo de casa, quem permanece 20 anos ou mais na mesma empresa também tem mais chance de ter amigos próximos. amigos de conde tempo de caso, essa taxa é também de 90%.
  • Já os colaboradores que estão em posições operacionais também tem pelo menos um amigo na empresa, 81% afirmaram isso, mas entre aqueles que se consideram  C-level esse percentual sobre para 93%. . Sugerindo que as amizades mais íntimas seguem os níveis hierárquicos da organização.
  • Nossa pesquisa inclui também uma pergunta sobre se respondente tem intenção de ficar na empresa até o final de sua carreira, para medir a propensão ao engajamento das pessoas à empresa. Foi interessante constatar que aqueles que gostariam de se aposentar na empresa são os que mais tem pessoas de confiança para conversar. Ou seja, amizade e engajamento á empresa parecem andar juntos na vida organizacional.

E por que essa questão é relevante? Ter laços fortes de  amizade na empresa promove um ambiente de  maior empatia. Um Clima Organizacional no qual  os colaboradores podem  falar sobre questões delicadas, de problemas pessoais até questões  específicas do trabalho e da empresa. As pessoas tem necessidade de diálogo, de conversas nas quais possam expressar autenticamente seus sentimentos e emoções. em seu estado de espírito e que permitam um estado psicológico de distensão. Se isso acontece no plano pessoal, é razoável supor que os assuntos pertinentes ao trabalho e a empresa também pode fazer parte desses diálogos mais francos e abertos. Com isso podem surgir soluções que os processos formais, em reuniões e atividades de trabalho,  não são capazes de produzir.

Por fim,  Uma coisa é certa, ter esses momentos de desabafo e falar sobre as próprias emoções e liberá-las do corpo e da mente contribui para que todos recuperem a força mental e física.