logo-progep-fia-business-school-850x240px-color

História

Do Núcleo PROGEP

O PROGEP foi lançado em 29 de abril de 1998 por iniciativa de professores da área de Recursos Humanos do Departamento de Administração da FEA-USP, com o objetivo de difundir os temas da área com base na competência e expertise acumuladas ao longo de suas carreiras.

Ainda no final da década de 1990, várias ações de pesquisas foram iniciadas com o apoio do PROGEP, entre elas:

  • Observatório sobre as práticas e políticas de gestão de pessoas nas organizações brasileiras;
  • Grupos de estudos sobre gestão de pessoas com base em competências, gestão de carreiras nas empresas que atuam no Brasil e Gestão do Conhecimento e da Aprendizagem Organizacional;
  • Desenvolvimento de metodologias de Pesquisa e Gestão do Clima organizacional.

Como resultados destas iniciativas foram publicados mais de 20 livros, contendo coletâneas de artigos resultantes de pesquisas na área. Publicados no início da década de 2000, os livros destinam-se tanto ao público acadêmico como a profissionais de empresas.

Em 2006 foi criada a pesquisa “As Melhores Empresas para Você Trabalhar” com uma metodologia exclusiva que municiava a publicação pela Editora Abril, inicialmente na Revista Exame e depois na Revista Você S.A.

Consolidando sua posição de destaque na pesquisa em RH, o PROGEP realizou eventos de grande porte em parceria com associações profissionais, além de cursos e seminários em todo o Brasil.

Na década de 2010 foram consolidadas parcerias internacionais com a realização de pesquisas conjuntas, participação em grupos de estudos internacionais e realização de cursos de gestão de pessoas na Europa e EUA.

Em 2014 foi realizada, pela primeira vez no Brasil, com o apoio do PROGEP, a pesquisa CRANET – um estudo internacional sobre política e práticas de RH que congregava, na época, pesquisadores e centro de estudos de mais de 40 países há mais de trinta anos. A pesquisa tem por objetivo analisar a variação das práticas de gestão de pessoas entre diferentes nações, observando se há convergências ou divergência entre elas.

No período 2020/2021, respondendo ao momento dramático vivenciado pelo país e pela comunidade mundial com a crise da COVID-19, o PROGEP realizou diversas pesquisas sobre o trabalho em “home office” e suas consequências para as pessoas e para as organizações. Os resultados foram relatados por publicações específicas do próprio programa e amplamente divulgados pela mídia impressa e televisiva. Os dados obtidos auxiliaram as organizações a criar políticas e diretrizes voltadas para o trabalho a distância seja na modalidade híbrida, seja na modalidade exclusiva.

Também em 2020 a metodologia de pesquisa sobre Clima Organizacional e Maturidade Estratégica em Gestão de Pessoas, desenvolvida com exclusividade pela equipe do PROGEP, passou a orientar a produção do Guia FEEX – FIA Employee Experience, publicado pela UOL Online. Esta premiação destaca as 100 empresas brasileiras consideradas “Lugares Incríveis para Trabalhar” no Brasil.