Profa. Dra. Elza Veloso e Prof. Dr. André Fischer

O ambiente de trabalho pós-pandemia tem se revelado mais desafiador do que o usual para a gestão de pessoas. De um lado, as empresas passaram a reduzir custos e a buscar a potencialização de produtividade para se manterem competitivas em um momento altamente desafiador para as economias de todo o mundo. Por outro lado, as pessoas estão cada vez mais sensíveis a questões de saúde e às suas necessidades de conciliação entre a vida pessoal e a profissional. Essa situação torna latente um componente essencial às relações entre a empresa e seus colaboradores, a empatia!

Mas, como criar empatia com a restrição da convivência presencial que antes gerava encontros casuais e conversas “olho no olho”? Esse é o ponto… Promover empatia em ambientes controlados e intermediados pela tecnologia é algo complicado. A distância pode diminuir a capacidade de “colocar-se no lugar” e imaginar o que o outro sentiria em diversas situações. Essa possibilidade pode tornar as pessoas mais hostis e menos tolerantes com os colegas de trabalho.

Antes natural para muitos, a empatia em ambientes permeados pela comunicação virtual em ambientes híbridos de trabalho dependerá de uma intervenção mais direta da gestão de pessoas. Com o “individualismo tecnológico” em alta, corremos o risco de perder a essência empática das relações, mas, com boas intervenções por parte da empresa, podemos também aprender que a empatia não depende somente da presença física, mas de um espírito coletivo de colaboração.

Algumas regras de etiqueta e boa convivência podem auxiliar muito as relações virtuais. Você pode saber qual cultura virtual a sua organização está criando se perguntando: as pessoas são estimuladas a manter seus vídeos abertos nas reuniões e eventos corporativos? O chat é usado para que as pessoas escrevam abertamente o que estão pensando sobre os temas da conversa, ou outros assuntos? Todos se cumprimentam quando se encontram virtualmente? As reuniões abrem espaço para o café virtual, durante o qual todos podem conversar sobre assuntos que não dizem respeito ao trabalho? E você? Tem perguntado como seus colegas estão em casa ou no ambiente de trabalho? Empatia está diretamente relacionada com afetividade, com solidariedade, com viver a emoção pelo e com o outro, o quê, aliás é exatamente o que nos torna seres humanos.