logo-progep-fia-business-school-850x240px-color

Consultoria em RH

Do Núcleo PROGEP

Veja como os consultores do PROGEP podem ajudá-lo com soluções de RH que atendem à demanda específica de sua organização:

Gestão Estratégica de Recursos Humanos

A Gestão Estratégica de Recursos Humanos é um alvo permanente das organizações contemporâneas. Ela significa adotar modelos operacionais, estruturas, governança, estilos de gestão e perfis profissionais em gestão de pessoas coerentes com as estratégias de negócio das empresas. Trata-se de um discurso comum nas organizações, mas que nem sempre se reflete prática e no comportamento cotidiano de gestores, dirigentes e profissionais de RH. A partir da pesquisa acadêmica, do intercâmbio com centro de estudos internacionais e da experiência em projetos com inúmeras organizações, a equipe do PROGEP desenvolveu uma metodologia de consultoria inovadora, ágil e eficaz para orientar as organizações na migração para a GERH.

Adotando premissas de pesquisa ação e participação ativa de todos os envolvidos com a GERH na empresa, particularmente profissionais da área e gestores de linha, o método propõe uma análise conjunta da maturidade estratégica de Recursos Humanos. Ao mesmo tempo, estimula a produção conjunta de um plano de transição, baseado em modelos que conjugam as visões de  “Business Partner”,  RH voltado para o negócio, agilidade, diversidade e um ambiente humanizado de trabalho.

Gestão da Cultura Organizacional

Organizações relativamente maduras desenvolvem sua própria cultura, que passa a ser a base das suas estratégias de negócio. Ela é o elo primordial de ligação entre as pessoas e os grupos e determina os “modos de pensar, de ser e de fazer” na empresa. A cultura é fruto das experiências pregressas daqueles que atuam na organização e, por vezes, suas características não são compatíveis com as diretrizes futuras. Num mundo volátil e de mudanças aceleradas é preciso identificar, monitorar e gerir os padrões culturais que se desenvolvem na empresa, de forma a garantir que eles são coerentes com o seu posicionamento estratégico.

Os professores especialistas neste campo do PROGEP já apoiaram inúmeras organizações que buscavam conhecer ou promover mudanças significativas no seu ambiente cultural. Adotando pressupostos e metodologias baseadas nos mais prestigiados estudiosos do tema no Brasil no mundo, nossa equipe pode oferecer um atendimento diferenciado e planejado sob medida para sua demanda no campo da cultura organizacional.

Clima Organizacional e Employee Experience

A equipe do PROGEP, coordenada pelo Professor Doutor André Fischer, é reconhecida pela excelência acadêmica e profissional nos campos de pesquisa e gestão do ambiente psicossocial nas organizações. Metodologias  avançadas de pesquisa e gestão do CLIMA ORGANIZACIONAL, ENGAJAMENTO E  EMPOLOYEE EXPERIENCE foram desenvolvidas e atualizadas  durante décadas de experiência organizacional e acadêmica e vêm sendo utilizadas, desde  2006 para premiar anualmente empresas que se destacam pela qualidade do seu ambiente de trabalho.

Vale dizer que a pesquisa FEEX  – Fia Employee Experience, conduzida pelo PROGEP,  é uma das  maiores do mundo, com a participação de centenas de empresas e cerca de 150 mil respondentes todos os anos. Estes dados produzem atualmente  o Guia  “Lugares Incríveis para Trabalhar”, publicado pelo portal UOL,  mas formam também uma  base de comparação, permitindo que os clientes do PROGEP façam um acurado “benchmarking” sobre a qualidade do seu ambiente organizacional. Permitem ainda que as empresas tenham acesso as práticas adotadas pelas melhores organizações do país no campo da gestão de RH e do Clima Organizacional.

PROGEP pode, assim, oferecer ao profissional de Recursos Humanos e aos gestores das organizações a metodologia mais inovadora e mais condizente com a realidade das empresas que atuam no país. Seu objetivo principal será sempre o de estimular a aprendizagem na organizacional,  transferindo conhecimento atualizado e práticas de gestão voltadas para resultados.

Programa de Desenvolvimento de Liderança

Nas pesquisas sobre liderança realizadas no Brasil verifica-se que o grande problema de nossa liderança no presente é comportamental. Os problemas mais comuns são: comunicação, lidar com a diversidade, delegação e construção de parcerias internas e externas. Ao mesmo tempo, observamos a diferença entre gestor e líder, constatamos que o gestor se caracteriza por atuar na arena política da organização, gerenciando recursos escassos, desse modo nem todo líder é gestor e temos gestores sem nenhum subordinado.

Temos desenvolvido programas de desenvolvimento da liderança onde desenvolvemos habilidades comportamentais, bem como, preparamos os gestores para atuar na arena política e a desenvolver habilidades para a liderança por influência.

Gestão de Sucessão e Carreira

A preocupação com a sucessão para posições críticas sempre esteve presente nas organizações, mas na maior parte delas é administrada de forma intuitiva e a portas fechadas. A estruturação do processo sucessório ganha importância em um ambiente mais competitivo, as organizações tomam consciência que não podem colocar o negócio ou a estratégia em risco por falta de pessoas preparadas para assumir posições de liderança ou técnicas.

No acompanhamento de vários processos ocorridos no Brasil, tanto em empresas de capital nacional quanto internacional, apoiamos com sucesso inúmeras organizações nos processos de estruturação de carreiras e de processos sucessórios. Adotando pressupostos e metodologias baseadas nos mais prestigiados estudiosos do tema no Brasil e no mundo, nossa equipe pode oferecer um atendimento diferenciado e planejado sob medida para sua demanda no campo da gestão de carreira e do processo sucessório.

Entre em contato e monte o seu pacote de serviços PROGEP.